21/05/2020

Caixa vai fazer parceria com maquininhas de cartão para fazer crédito chegar a microempresa

O governo aposta em uma parceria entre a Caixa Econômica Federal e as operadoras de maquininhas de cartão para fazer com que o novo crédito a micro e pequenas e empresas chegue às companhias que precisam do auxílio.

As operações serão feitas no âmbito do Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Pronampe), sancionado nesta terça-feira pelo presidente Jair Bolsonaro, com três vetos. O pacote prevê aportes de R$ 15,9 bilhões da União para reforçar as garantias aos empréstimos.

O convênio entre Caixa e as operadoras das maquininhas seria detalhado no regulamento do programa, que deve ser estabelecido por decreto, que ainda precisa ser editado. Segundo um técnico da equipe econômica, outras instituições financeiras poderão participar se quiserem, explicou um técnico da equipe econômica, mas a Caixa sairá na frente.

O uso das maquininhas de cartão como "ponte" para garantir que o dinheiro seja emprestado é uma forma de fazer o dinheiro chegar também a empresários que estão fora do sistema financeiro. Algumas operadoras permitem que a empresa administre os recursos recebidos pelas máquinas por meio de uma conta digital própria, que seria usada para fazer as operações.

What do you want to do ?
New mail