14/04/2021

Sem Pronampe, conheça as principais linhas de crédito ativas para PMEs

Na última segunda-feira, 19, o Ministério da Economia afirmou que pretende reabrir os dois principais  programas de acesso ao crédito para empreendedores, criados ainda em 2020: o Benefício Emergencial de Manutenção do Emprego e da Renda (BEm) e o Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Pronampe).

De acordo com a pasta, serão destinados 10 bilhões de reais para o BEm, que permite a redução de jornada e salários dos empregados, e outros 5 bilhões de reais irão para para o Pronampe, linha de crédito com taxas diferenciadas.

Para assegurar que pequenas empresas sejam capazes de manter suas atividades, pagar seus funcionários e evitar o fechamento definitivo diante da crise econômica trazida pela pandemia de covid-19, diversas instituições financeiras privadas também anunciam uma série de linhas de crédito voltadas a empreendedores e donos de pequenas e médias empresas.

O Sebrae elabora mensalmente uma lista com as principais linhas de crédito oferecidas pelos bancos públicos e privados de abrangência nacional, com base no documento elaborado pela sua Unidade de Capitalização e Serviços Financeiros. A EXAME selecionou as principais linhas de crédito divulgadas neste mês de abril. Confira abaixo:

Banco do Brasil

1 – Prorrogação Especial Covid-19
Finalidade: prorrogação extraordinária do vencimento de parcelas para as linhas de crédito para até 30 de setembro de 2021. O programa é válido para as linhas BB Giro Digital; BB Giro Empresa; BB Giro Corporate; BB Giro Rápido; BB Giro Cartões; BB Financiamento e BB Giro Reperfilamento.
Publico-alvo: clientes do banco adimplentes
Mais informações: pelo site

2- BB Giro Digital
Finalidade: capital de giro
Público-alvo: empresas com faturamento anual igual ou inferior a um milhão de reais. Se aplica ao comércio, indústria, serviços, cooperativas, associações e MEIs
Carência: até 90 dias
Prazo total: até 24 meses
Limite do crédito: varia para cada cliente
Mais informações: pelo site

3 – BB Giro Empresa
Finalidade: capital de giro
Público-alvo: empresas com faturamento anual superior a um milhão de reais, que desejam  comprar estoque, pagar fornecedores ou também para aproveitar as oportunidades de negócios.
Carência: até 90 dias
Prazo total: até 36 meses
Limite do crédito: varia para cada cliente
Mais informações: pelo site

4 – Antecipação de Crédito ao Lojista - ACL
Finalidade: antecipação de recebíveis
Público-alvo: empresas de varejo que comercializam produtos e desejam antecipar o valor das vendas feitas no cartão de crédito nas bandeiras Visa, Mastercard ou Elo
Carência: não há
Taxa: varia para cada cliente