10/05/2021

Pagar mínimo do cartão de crédito: vale ou não a pena fazer?

Certamente você já ouviu falar que pagar mínimo do cartão de crédito é uma medida que permite dividir o valor da dívida em parcelas mensais menores. Assim, poderá manter suas contas em dia. Tudo isso parece ótimo, principalmente pelo fato de o pagamento não gerar juros. Porém, pode acontecer que, ao aplicá-lo, você não apenas prolongue o prazo de liquidação, mas acabe devendo um valor muito superior ao inicial. Entenda melhor o assunto.

Pagar mínimo do cartão de crédito é mesmo vantajoso?

Se você ainda tem dúvidas sobre a aplicação ou não deste pagamento no próximo período, entenda que pagar mínimo do cartão de crédito pode ser fantasioso. Em muitas vezes, é livrar-se temporariamente de um problema, criando outro muito maior para se resolver depois.
O que é um cartão de crédito?

Um cartão de crédito é um produto financeiro pelo qual você recebe um cartão. Com ele você pode usar o saldo de crédito disponível para fazer compras ou pagar por um serviço.

Mas, terá que pagar o valor gasto a cada mês. Dessa forma, dependendo do método de pagamento da fatura mensal, cobrirá ou não os juros e outras despesas.
Qual é o pagamento mínimo?

O pagamento mínimo refere-se ao valor necessário que deve ser pago em cada fatura para que o saldo do cartão de crédito fique disponível para compras. É necessário conhecer esse conceito em detalhes, pois pagá-lo não significa que toda a dívida também esteja paga.